O prêmio Esso

Edição 2013

Linha do tempo

Galeria 2015

Home

Prêmio Exxonmobil de Telejornalismo 2015

1. R E G U L A M E N T O

O PRÊMIO EXXONMOBIL DE TELEJORNALISMO 2015 será regido pelo presente Regulamento que se encontra arquivado em Ofício do Registro de Títulos e Documentos da Cidade do Rio de Janeiro (RJ), cabendo às Comissões de Julgamento a decisão sobre os casos omissos e especiais, por consenso, ou pelo voto da maioria dos jurados.

2. INSCRIÇÃO

2.1. O ato de inscrição implica a sujeição ao presente Regulamento por parte dos autores do trabalho e dos veículos nos quais tiver sido exibido, o mesmo valendo para os jurados por ocasião da aceitação do convite para integrar as comissões de julgamento.

2.2. Só serão admitidas inscrições de reportagens produzidas por profissionais a serviço de emissoras que disponham de departamento, núcleo, ou estrutura de jornalismo representada pela existência permanente de, pelo menos, uma dupla de profissionais e pela exibição de programas jornalísticos que contemplem o trabalho desses mesmos profissionais.

2.3. Poderão concorrer trabalhos de autoria de um ou mais profissionais de imprensa, independentemente da forma como se apresentem, veiculados originalmente em emissoras de televisão no período de 13 (treze) de agosto de 2014 a 16 (dezesseis) de julho de 2015, e regularmente inscritos até esta última data.

2.3.1. Não serão aceitos trabalhos veiculados originalmente antes de 13 (treze) de agosto de 2014, mesmo que tenham sido reproduzidos em data posterior.

2.4. A inscrição será feita mediante preenchimento de ficha de inscrição ficha de inscrição e remessa para o local determinado neste Regulamento de 6 (seis) cópias em DVD do trabalho concorrente, contendo as imagens e o som original efetivamente exibidos, sem supressões, nem acréscimos, sendo obrigatórias, como complemento, as vinhetas eletrônicas/digitais da emissora e da rede, além das chamadas introdutórias do programa ou noticiário.

2.5. Serão colocadas em julgamento apenas as reportagens realizadas originalmente em língua portuguesa e exibidas em emissoras brasileiras, com sede no País, a critério da comissão de seleção.

2.6. Cada rede de televisão poderá inscrever, por sua direção, o máximo de 5 (cinco) trabalhos. Para cada trabalho deverá ser preenchida uma ficha de inscrição.

2.7. Cada emissora, integrante ou não de uma rede, poderá inscrever, por sua direção ou autores, apenas 1 (um) trabalho.

2.8. Não serão consideradas informações posteriores às constantes do ato de inscrição, mesmo que corroboradas pela direção das emissoras, exceção feita à necessidade de esclarecimentos sobre os trabalhos inscritos, motivada por dúvidas suscitadas por jurado(s).

2.9. As cópias em DVD deverão conter etiqueta identificadora. Cópias ou quaisquer outros elementos relativos aos trabalhos concorrentes enviados para inscrição não serão devolvidos.

2.10. Só serão considerados para efeito de inscrição os trabalhos que contenham elementos de informação jornalística. Não serão considerados ensaios de imagem, efeitos especiais, ou ainda trabalhos de importância meramente técnica ou artística.

2.11. Sob nenhuma hipótese serão aceitos trabalhos realizados por cinegrafistas amadores, admitindo-se, no entanto, aqueles realizados por profissionais do jornalismo sem vínculo empregatício com emissoras.

2.12. Os trabalhos serão enviados diretamente ao PRÊMIO EXXONMOBIL DE TELEJORNALISMO – A/C RP Consultoria – Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 928 – Cj. 1001 – Copacabana – Rio de Janeiro (RJ) – CEP 22060-002, podendo qualquer dúvida ser esclarecida pelo e-mail rp.consultoria@rpconsult.com.br ou pelo telefone (21) 3208-3646.

2.13. Os trabalhos inscritos, bem como a imagem do(s) autor(es) do trabalho vencedor, poderão ser objeto de divulgação, no todo ou em parte, em iniciativas de responsabilidade dos patrocinadores do PRÊMIO EXXONMOBIL DE JORNALISMO, tais como vídeos, filmes, livros, revistas, folhetos, sites da Internet, catálogos, seminários e exposições onde predomine o caráter informativo/cultural, com a finalidade de exaltar o trabalho jornalístico, independentemente de qualquer licença, remuneração ou pagamento ao seu autor ou autores, ou aos veículos onde foram exibidos, excetuados os casos de premiação estabelecidos neste Regulamento, sendo obrigatória, contudo, menção à autoria.

2.14. Não compete aos organizadores do PRÊMIO EXXONMOBIL DE TELEJORNALISMO emitir juízo de valor sobre os trabalhos submetidos à apreciação das comissões julgadoras, ou que por elas sejam distinguidos.

2.15. Caberá exclusivamente ao(s) autor(es) do(s) trabalho(s) inscritos a responsabilidade perante terceiros decorrente do seu conteúdo.

3. JULGAMENTO

3.1. O julgamento dos trabalhos será realizado em duas etapas:

3.1.1. Na primeira etapa, uma comissão de seleção indicará, dentre o material inscrito, entre 5 (cinco) e 10 (dez) trabalhos que exibam melhores condições de concorrer ao PRÊMIO EXXONMOBIL DE TELEJORNALISMO 2015, os quais serão considerados finalistas.

3.1.2. Na segunda etapa, uma comissão de premiação, apontará, dentre os 10 (dez) trabalhos selecionados, o vencedor do PRÊMIO EXXONMOBIL DE TELEJORNALISMO 2015.

3.2. As comissões de julgamento serão compostas por tantos jurados quanto necessários a uma adequada avaliação dos trabalhos inscritos.

3.3. Todas as comissões terão seus membros escolhidos entre profissionais com efetiva experiência, adquirida pela atuação em veículos de comunicação e/ou profissionais ligados ao telejornalismo, sendo suas decisões soberanas, respeitado o disposto neste Regulamento, e isentas de quaisquer interferências por parte do patrocinador, delas não cabendo qualquer espécie de impugnação ou recurso, seja a que pretexto for.

3.4. O PRÊMIO EXXONMOBIL DE TELEJORNALISMO 2015 será conferido ao trabalho em que ficar evidenciada a presença de valores jornalísticos e/ou o exercício de virtudes profissionais e/ou pessoais por parte de um ou mais integrantes da equipe de jornalistas para obtenção das imagens e/ou informações utilizadas na reportagem, como senso de oportunidade, isenção, coragem, determinação, perseverança, entre outras.

3.5. Aos concorrentes indicados como finalistas pela comissão de julgamento e não premiados serão concedidos, única e exclusivamente, certificados de mérito, e sua emissão obedecerá aos mesmos critérios estabelecidos para os diplomas dos vencedores.

3.6. Caso ocorra empate entre trabalhos finalistas na votação para escolha do trabalho vencedor, caberá ao jurado presente com mais idade, proferir o voto de desempate, apontando o vencedor do PRÊMIO EXXONMOBIL DE TELEJORNALISMO 2015.

3.7. Nenhuma outra distinção será conferida além das previstas neste Regulamento, admitindo-se, entretanto, em caráter excepcional, a concessão da distinção de "Melhor Contribuição ao Telejornalismo" pela comissão de premiação, sem valor pecuniário.

4. PREMIAÇÃO

4.1. Ao trabalho escolhido como vencedor será atribuído o PRÊMIO EXXONMOBIL DE TELEJORNALISMO 2015.

4.2. O prêmio será pessoal e intransferível, garantindo-se ao vencedor individual, à dupla, ou à equipe vencedora, diploma alusivo à premiação, além da importância bruta de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais).

4.2. O prêmio será pessoal e intransferível, garantindo-se ao vencedor individual, à dupla, ou à equipe vencedora, diploma alusivo à premiação, além da importância bruta de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais).

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2015.

ARQUIVADO EM OFÍCIO DO REGISTRO DE TÍTULOS
E DOCUMENTOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (RJ)

Voltar